Surto de conjuntivite registra 422 casos em 2018, diz Saúde de João Pessoa






































João Pessoa já registrou, nos três primeiros meses de 2018, 422 casos de conjuntivite. De acordo com a Gerência de Vigilância Epidemiológica (Viep), trata-se de um surto da doença. Foram 141 casos em janeiro, 67 em fevereiro e 214 no mês de março. O número significa uma média de quatro casos registrados por dia.

O aumento do número dos casos se justifica pela época do ano, em decorrência do calor, do suor e do tempo. É preciso evitar o uso de automedicação, já que a doença pode causar sequelas oculares.

Estamos vivendo um surto de conjuntivite viral, em função dos altos índices da doença, em João Pessoa, nesse período de verão. Quem contagia a doença se queixa de olhos vermelhos, dores nas pálpebras, lacrimejamento, secreção ocular e visão borrada. É preciso cuidado no uso da alta medicação, já que a doença causa sequelas oculares.

O contágio se dá quando uma pessoa toca algum objeto contaminado por alguém que está com conjuntivite e leva a mão aos olhos ou ao rosto. Os casos mais comuns são os causados por vírus, cujos sintomas são a coceira, vermelhidão nos olhos e intolerância à claridade. Mas o quadro pode se agravar se não houver um tratamento imediato, ocorrendo a proliferação de bactérias no local, causando o aparecimento de uma secreção amarelada. Ao perceber os sintomas, o usuário deve procurar a unidade de saúde da família para ser atendido.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, a conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva e pode ser causada por diversos agentes etiológicos, ou seja, vírus, bactéria ou fungos, podendo ser contagiosa se não for alérgica. O monitoramento dos casos na capital é realizado semanalmente.




Fonte: G1