Exercício físico trás benefícios para pessoas com glaucoma






Estudo da Universidade de Thessaloniki, na Grécia, conclui que pessoas que sofrem de glaucoma podem praticar atividades físicas sem medo de piorar a doença.


De acordo com os autores, algumas pessoas acreditam erradamente que o exercício físico pode aumentar a pressão, contribuindo para a progressão da doença. Para analisar os efeitos dos exercícios na pressão dentro dos olhos, os especialistas avaliaram 45 pacientes com glaucoma que faziam exercícios aeróbicos regularmente com ou sem uso dos colírios específicos, e 100 pessoas saudáveis.



Foi observado que havia uma significativa redução da pressão intra-ocular após a realização de exercícios. Este efeito ocorria tanto em pessoas saudáveis como nos dois grupos dos portadores de glaucoma. Baseados nos resultados, os pesquisadores destacam que os exercícios aeróbicos moderados, como caminhada, são benéficos e devem ser recomendados a pessoas com glaucoma.



“O próximo passo da nossa pesquisa é identificar como outros tipos de exercício afetam a pressão intra-ocular, especialmente em pacientes sob medicação”, concluíram.



Fonte: RCM Pharma